O que é Fator de Potência e Energia Reativa?

O que é Energia Elétrica?

É a força motriz das máquinas e dos equipamentos. Todos os aparelhos ligados à rede elétrica consomem energia elétrica. Entretanto, todos os equipamentos que possuem circuito magnético e funcionam em corrente alternada (motores, transformadores, geradores reatores, lâmpada fria, etc.) absorvem dois tipos de energia: a Ativa e a Reativa.

O que é Energia Ativa e Reativa?

Energia Ativa é aquela que efetivamente produz trabalho. Exemplos: o acender de uma lâmpada, o motor girar.

Energia Reativa é aquela que não produz trabalho, mas é importante para criar o fluxo magnético nas bobinas dos motores, transformadores, geradores entre outros equipamentos. A utilização de energia reativa deve ser a menor possível. O excesso de energia reativa exige, por exemplo: condutor de maior secção e transformador de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimentos e queda de tensão.

O que é Fator de Potência?

Fator de potência é a relação de trabalho (ativa) e a potência total consumida (aparente). Basicamente, fator de potência é a medida de como efetivamente a energia elétrica está sendo usada. Quanto maior for o fator de potência, melhor será o aproveitamento da energia elétrica e vice-versa.

A energia elétrica é composta de duas partes: energia ativa (trabalho) e energia reativa (magnetizante). A energia ativa realiza o trabalho útil, a energia reativa não. Sua única função é fornecer campos magnéticos requeridos pelascargas indutivas.

Geralmente, o fator de potência diminui com o aumento de cargas motoras. Portanto, quanto mais potência reativa indutiva é requerida, mais potência aparente é necessária.

Voltar para Notícias